Assessoria | 9 de mar�o de 2010 - 17:12

Rio Brilhante :Mulheres recebem informações sobre Lei Maria da Penha

A Prefeitura de Rio Brilhante através da Cras, Creas e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizaram na última segunda-feira, 08, uma programação especial em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”.
 

O evento foi realizado na sala de reuniões do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil OAB, subseção de Rio Brilhante, Luciano Pereira, proferiu palestra sobre os direitos da Mulher e da Lei Maria da Penha.

Luciano destacou o fato da lei ampliar os direitos das mulheres em situação de violência. “Esta é a maior inovação, o diferencial da lei, além do caráter punitivo à violência doméstica e familiar contra a mulher”, destacou. Também chamou a atenção para a importância das pessoas que trabalham com Direito conhecerem os serviços da rede especializada de atendimento à mulher, para os quais as vítimas de violência podem ser encaminhadas.

A lei 11.340/2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Ela ficou conhecida como Lei Maria da Penha em homenagem a biofarmacêutica Maria da Penha Fernandes, que, em 1983, foi atingida por dois tiros disparados pelo marido. Ela foi atingida nas costas e ficou paraplégica.

O enfermeiro Eli Moraes Pereira, representando o órgão gestor a Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Brilhante falou sobre a importância da “Saúde da Mulher”. Ele, falou da importância do preventivo e do alto exame das mamas. “A iniciativa visa orientar as mulheres quanto à importância do auto-exame e outros necessários à prevenção do câncer de mama, bem como indicar sugestões de como melhorar a qualidade de vida da mulher”. Lembrou ainda Eli, que é muito importante que toda mulher reflita e comece a pensar no próprio corpo, fazendo exercícios todos os dias e incentivando outras mulheres a criarem a mesma disposição.

A coordenadora do CRAS, Roseane Garcia, ressaltou a importância do “Dia Internacional da Mulher”, que serve para celebrar a garra das mulheres em prol das conquistas realizadas. “Essas palestras servem para trazer informações à mulher e falar sobre os seus direitos e o seu papel na sociedade”.