Assessoria | 9 de mar�o de 2010 - 10:22

UFGD promove palestras para as mulheres

A coordenação da UFGD do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do Estado do Mato Grosso do Sul (Sista-MS/UFGD) programou para hoje um momento de valorização e reflexão para as mulheres da Universidade Federal da Grande Dourados. Servidoras, professoras e as mulheres que trabalham na prestação de serviços terceirizados na UFGD estão convidadas para esta atividade de comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento será na Unidade 1, na rua João da Rosa Góes, 1761 e começa às 8 horas com uma vivência corporal coordenada pela fisioterapeuta Ângela Rios, especialista em Saúde da Mulher e mestre em Ciências da Saúde.


Na seqüência, será realizado um debate com o tema “A Força da Mulher”. A professora Marisa Lomba, da Faculdade de Ciências Humanas (FCH), deve falar sobre a relação do corpo da mulher e a sua força de trabalho; a professora Alzira Menegati, também da FHC, deve abordar os aspectos que envolvem a inserção da mulher no mercado de trabalho; e a professora da faculdade de Direito, Simone Becker, deve enfocar as conquistas e necessidades das mulheres nos campos das políticas públicas e das garantias jurídicas.

O evento organizado pelo Sista-MS/UFGD faz parte do calendário de comemoração e luta do Comitê Regional de Defesa Popular – Fórum das Entidades da Grande Dourados, por isso as mulheres douradenses também estão convidadas a participar. O Comitê, formado pelos sindicatos, organizações não-governamentais, associações e cooperativas da microrregião vem realizando desde o dia 5 de março uma série de atividades para marcar o Dia Internacional da Mulher como um dia de luta por mais respeito entre homens e mulheres.

Ontem o Cineclube UFGD participou da programação do Dia da Mulher na praça Antonio João com a mostra de filmes intitulada “Olhares Femininos” e exibiu o documentário "As Mulheres e os Direitos Humnaos: um X na questão". O curso de Medicina da UFGD também colaborou com as atividades, participando da mobilização no Calçadão na Praça, oferecendo informações sobre saúde da mulher.