Notícias.MS | 8 de mar�o de 2010 - 16:55

Câmara levará a industrias nova remuneração do leite em MS

Câmara Setorial do Leite apresentará nos próximos dias ao Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul (SileMS) uma nova proposta para a remuneração do produto. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (8), na Capital, na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur).  

Segundo o coordenador da Câmara Setorial do Leite – órgão consultivo da Seprotur - Marcus Vinicius Morais de Oliveira, a proposta é uma das 18 ações, entre objetivos, metas, estratégias e táticas do Plano de Desenvolvimento Integrado do Leite no Estado. Ele lembra que a proposta está voltada a uma remuneração diferenciada pela produção e qualidade. 

Ele acredita que assim que as indústrias forem parceiras da proposta, será possível aumentar a quantidade de leite coletado, e ainda incentivar os produtores com perfil leiteiro para que formem pólos produtivos com capacidade diária individual de 2 a 3 mil litros de leite. “Ao lado da indústria, queremos capacitar os produtores e adequar as propriedades visando produzir com qualidade”, declarou, lembrando que as metas propostas no PDI prevê ações para os próximos dez anos.

De acordo com a secretária Executiva da Câmara, a veterinária Gladys Moreira Espíndola Rachel, maiores detalhes da proposta serão divulgadas assim que as indústrias pactuarem as ações. Ela lembra que o encontro também debateu outras ações para o fomento do setor, entre elas, medidas tributárias, isenções fiscais e estratégias de consumo de leite beneficiado.

Entre os participantes da reunião desta manhã estiveram técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Sociedade Sul-Mato-Grossense de Médicos Veterinários (Somvet); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pantanal); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS); Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado (Sindivet/MS); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/MS); Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado (OCB/MS). 

Maiores informações pelo fone: (67) 3318-5023.