Governo do estado | 8 de mar�o de 2010 - 14:58

Educadores elaboram plano estadual de educação prisional

Dando continuidade ao II Encontro Estadual de Educação nas Unidades Prisionais do Estado de Mato Grosso do Sul, que teve início no dia 1º de março, professores, agentes penitenciários e técnicos da SED estão reunidos esta semana para elaboração do plano estadual de educação prisional.

 

As reuniões iniciaram hoje (8) e vão até sexta-feira (12), em período integral, no Hotel Chácara do Lago. O evento é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED) e da Agência Estadual de Administração do Serviço Penitenciário (Agepen).

 

Com a capacitação, o governo do Estado esta priorizando, entre suas ações, a Formação Continuada para os profissionais que atuam nas unidades prisionais do Estado. O encontro visa a atualização desses profissionais com o objetivo de implementar uma Política de Educação Prisional para o Estado.

 

Como parte da política educacional, está sendo elaborado o Plano de Ação de Educação nas Unidades Prisionais do Estado de Mato Grosso do Sul, em consonância com a política do Plano Estadual de Educação e em articulação com outros atores estaduais que desenvolvem ações no setor.

Os 15 municípios que possuem extensões da Escola Estadual Polo Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine nas unidades prisionais vão participar do encontro. A educação nas prisões é  uma ação conjunta de agentes penitenciários, professores e gestores que trabalham em sintonia, já que a educação deve estar presente em todos os espaços e não somente nas salas de aula.