Conjuntura Online | 8 de mar�o de 2010 - 07:27

Governo assina convênios e investe R$ 62 mi em habitação

O governo do Estado, por intermédio da Secretaria estadual de Habitação e das Cidades, assina nesta segunda-feira convênio para construção de mais 3.822 unidades habitacionais nos municípios. A solenidade acontece às 15 horas no auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. 

As 3.822 casas garantidas fazem parte do projeto “Meu Lar”, que está inserido no Programa Habitacional “MS Cidadão – Casa da Gente”, e consiste na construção de casas para famílias de menor renda. Para edificação destas casas, somando os recursos garantidos através de parcerias entre União, Estado, município e entidades, serão investidos mais de R$ 62 milhões. 

As unidades vieram através do Programa Minha Casa Minha Vida; do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social), Estado (setor público) e entidades (em que o recurso federal é repassado a associações e estas coordenam e executam a obra e o governo estadual participa com contrapartida financeira), além de unidades garantidas pelo PSH (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social). 

Na construção destas 3.822 casas o governo do Estado fará um investimento de mais de 16,9 milhões e contemplará 54 municípios, resultado da busca incessante de recursos junto a todos os entes federativos.

Com essa conquista, o governo do Estado comemora a superação da meta inicial, que era de construir 40 mil casas. A garantia das 3.822 moradias que, reunidas às unidades que já foram entregues à população, às que estão em fase de construção, àquelas que foram contratadas e às obras já iniciadas, chegam ao número de 40.647 unidades habitacionais em pouco mais de três anos de mandato.