Dourados Agora | 6 de mar�o de 2010 - 09:14

Ovos de Páscoa chegam 8% mais caros

O motivo está relacionado a alta do açúcar e ao calor que inibe a exposição dos produtos para venda

Comerciantes terão menos tempo para expor produto devido ao calor 

Valéria Araújo
 
A Páscoa vai ser menos doce para os consumidores este ano, com preços dos chocolates que chegam até 8% mais caros, segundo comerciantes do ramo. Conforme pesquisa do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) os ovos de Páscoa estão com diferença de preço de até 46%, em mercados e afins, em Dourados.
Já, com relação à alta de 8% nos preços em geral, o vilão é o do custo do açúcar, motivado pela quebra da safra da cana no Brasil e as temperaturas mais elevadas.
Para compensar o problema no clima e as altas, os comerciantes terão que elevar os preços. De acordo com o comerciante Altair Hamel, o chocolate perde suas características acima de 25 graus centígrados. Como as temperaturas têm sido mais elevadas do que a média nesta época do ano, as empresas terão de esperar o frio chegar para começar a colocar os ovos nas gôndolas dos supermercados. Isso significa menos dias para faturar e, eventualmente, a necessidade de aumentar os preços para compensar o prazo menor.
Outro fator apontado por ele, é o dia da Páscoa este ano, em 4 de abril, é desfavorável para comércio. “Nesta data, os funcionários estão sem dinheiro porque não receberam salários”, disse.
Apesar das chances da alta amargar a Páscoa do brasileiro, os comerciantes têm boas expectativas. De acordo com Altair, as vendas podem ser iguais ou até melhores do que no ano passado, quando havia um temor em relação a crise mundial. “Em 2009, houve redução na fabricação do produto e temor a mais dos consumidores em comprar. Este ano o temor diminuiu e ninguém fala mais em crise. Um bom momento para investimentos”, compara.
Para amenizar a situação ele disse que a empresa vai oferecer promoções e descontos, trabalhando com margem menor de lucro para assegurar as vendas. A expectativa é de vender de 10 a 20 toneladas do produto nesta páscoa.
 Para se ter uma idéia de preços, o quilo da barra de chocolate está  custando em média de R$ 10 a R$ 20, podendo diminuir os valores.
Segundo especialistas, na ponta do lápis, os ovos maiores em geral têm um custo menor por quilo de chocolate, por isso compensa comprar um ovo de 750 gramas em vez de dois ovos de 375 gramas.