Demerval Nogueira / Fátima News | 6 de mar�o de 2010 - 08:57 GLÓRIA DE DOURADOS

Major destaca importância da Polícia Comunitária em Glória de Dourados

Demerval Nogueira / Fátima News

A 2ª Cia.de Polícia Militar de Glória de Dourados, presidida pelo comandante, major Thonny Audry Lima Zerlotti realizou mais uma Reunião da Polícia Comunitária do município e jurisdição, que aconteceu na sede da PM local, onde foram discutidos diversos assuntos, entre eles, a Violência Sexual; Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes; Bullyng nas Escolas, entre outros temas. Além do major Zerlotti, também fizeram parte da mesa, o vereador Eugênio Correa Malvas, promotor de Justiça, Dr. Daniel do Nascimento Brito, delegado de Polícia Civil, Dr. Adilson Stiguivitis de Lima, vice-prefeito Geraldo Denadai, Pe Sílvio Luiz Danielski, representando a Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória e Marly Ardáia Fagundes, secretária municipal da Semec e do Conselho Municipal Antidroga (Comad).

Na abertura da reunião foi apresentado vídeo versando sobre o bullyng nas escolas. O major Zerlotti falou sobre o assunto e a importância do papel da polícia comunitária junto à comunidade gloriadouradense e jurisdição afirmando, “nosso objetivo é estar presente no seio da comunidade, para que ela sinta-se protegida, este é um dos nossos objetivos principais, juntamente com as demais autoridades municipais constituídas”.

A secretária do Comad, professora Marly Fagundes detalhou a importância da polícia comunitária junto ao Comad e também na prevenção à violência entre adolescentes. “Objetivamos, de forma conjunta, polícia comunitária e Comad, a integração para a formalização de um trabalho dentro das escolhas, porque, ano passado essa parceria foi excelente e, fora das escolas, diversas bocas de fumo foram fechadas”. Fagundes colocou também em pauta a proposta de montar equipes para visitar as escolas, orientando professores e alunos através de palestras, com pessoas com amplo conhecimento do assunto.

O promotor de Justiça, Dr. Daniel do Nascimento argumentou sobre o bullyng, “este problema trata-se mais de um problema psicológico e social do que de polícia e judiciário. A importância do professor em constatar o bullyng em alunos e entrar em contato com os pais e orientá-los no sentido de procurar apoio junto aos membros do Conselho Tutelar e de psicólogos”, disse o promotor justificando ainda, “o Ministério Público não quer se omitir, mas esta é a minha opinião e, esta é a forma mais adequada de tratar o bullyng”.

O delegado da Delpol, Dr. Adílson Stiguivitis lembrou que em 2009 foi realizada uma palestra no auditório do Defap abordando variados temas dessa natureza. O promotor de Justiça, Dr. Daniel declarou, “nas palestras, dentro ou fora das escolas faz-se necessário à presença de psicólogos, porque esses profissionais são fundamentais nessas reuniões”. O major Zerlotti colocou em discussão sobre as palestras nas escolas e também fora delas, sendo aprovado por aclamação por todos os presentes na reunião. Zerlotti solicitou da secretária da Semec e do Comad, no sentido de discutir e elaborar a agenda das reuniões nas escolas.

O Major Zerlotti propôs aos presentes sobre a possibilidade de viabilizar uma psicóloga em Dourados, especializada no assunto, para ministrar palestras nas escolas. “Nosso objetivo é realizar uma reunião no próximo dia 16, com o intuito de viabilizar a presença de um grande número de pessoas da coletividade gloriadouradense”, disse o major. O diretor da E.E. H. Bergo Duarte, professor Raul salienta, “é necessário que se busquem, principalmente o público alvo, caso dos professores, diretores e alunos, e que possa ser ministrado um curso de capacitação para os professores e demais servidores da esfera educacional”, dimensionou Raul.

A psicóloga do Creas local, Isloany Dias e a assistente social Érica falaram sobre a capacitação que foi feita no ano passado, sobre a Violência Doméstica em Crianças e Adolescentes e também destacaram a importância de um profissional de outra cidade para dar mais peso e embasamento ao curso de capacitação. Elas apresentaram sintetizadamente, projeto sobre Violência Sexual, Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes que deve orientar e auxiliar crianças e adolescentes a fazerem denúncia sobre violências que possam vir a sofrer.

Finalizando, o presidente da reunião, major Zerlotti agradeceu as presenças da pedagoga, psicóloga e primeira-dama do município, Mariângela Vieira Barbosa Athas e de José Aparecido Soares, comandante do 3º Pelotão PM de Jateí e demais participantes.