Conjuntura Online | 4 de mar�o de 2010 - 11:11

Ministro quer status livre de aftosa conjunto a MS, SP e MG

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, sugeriu ontem que São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais solicitem ao governo o reconhecimento de status livre da febre aftosa sem vacinação em conjunto, em razão da proximidade dos Estados. Na última segunda-feira, o Paraná pediu ao governo esse reconhecimento.

"O Paraná tem feito o dever de casa em relação à aftosa", disse o ministro, que deixará o cargo daqui a um mês para concorrer a uma vaga de deputado pelo Estado. De acordo com ele, o pedido será avaliado pelos técnicos do Ministério.

Stephanes salientou, porém, que, como as fronteiras entre o Paraná e São Paulo e entre o Paraná e Mato Grosso do Sul são longas, isso representa um custo adicional nesse processo de reconhecimento.

O Paraná faz ainda divisa com Santa Catarina, mas este foi o único Estado até o momento a receber o status, em 2001 pelo Brasil e, em 2007, pela OIE (Organização Mundial da Saúde Animal, na sigla em inglês).

"São Paulo não está em condições de ser aprovada por causa das grandes fronteiras. O ideal é que Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul façam o trabalho juntos", disse.

O ministro conversou com jornalistas ao chegar para participar da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio, realizada na sede do Ministério, em Brasília.