Conjuntura Online | 2 de mar�o de 2010 - 16:43

Presidente do Crea/MS elogia criação da Frente Parlamentar

O presidente do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul), Jary de Carvalho e Castro, elogiou hoje,  (2), a criação da Frente Parlamentar Sul-mato-grossense pela Defesa e Valorização da Engenharia, Arquitetura e Agronomia.



Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, Jary disse que a entidade irá atuar ao lado dos deputados na dicusssão de leis e busca de soluções para as cidades e o setor rural.



O presidente do Crea/MS enfatizou a campanha que promove a acessibilidade e mobilidade nos núcleos urbanos. Segundo ele, 14,5% da população brasileira sofre com algum tipo de problema de acessibilidade, a maioria com deficiência visual.



Jary de Carvalho também se colocou a disposição do poder público para o fornecimento de tecnologia que evite danos como os provocados pela chuva no sábado, dia 27 de fevereiro, em Campo Grande. "Nós podemos ajudar a rever determinadas ações ajudando o poder público a errar o menos possível", disse ele.



Projetos

O presidente do Crea/MS também pediu aos deputados estaduais a aprovação de normas que regulamentem em Mato Grosso do Sul a aplicação de leis federais.



A categoria foi beneficiada em nível nacional com a lei 11.888, de 24 de dezembro de 2008, assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social e a lei 12.188, de 11 de janeiro de 2010 que institui a PNATER (Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar) e Reforma Agrária   e o PRONATER (Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária) –.



Com isso, os profissionais passam a receber recursos federais para o desenvolvimento de projetos para famílias pobres e de agricultura familiar.