Portal Educação | 2 de mar�o de 2010 - 15:42

Perda de peso pode ajudar a combater a apneia do sono

Uma pesquisa comparou o impacto da perda de peso no tratamento da apneia do sono, e ficou confirmado que o grupo que fez a dieta perdeu peso e ainda obtiveram uma melhora significativa nos sintomas de problemas respiratórios.

A apneia é uma doença que está relacionada ao aumento da mortalidade por problemas cardiovasculares e diabetes, que não permite que o indivíduo repouse durante o sono. Por meio do trabalho do Instituto Karolinska na Suécia, foi possível observar os resultados dessa dieta no grupo. A dieta restringiu de forma rígida a quantidade de carboidratos com pequena quantidade de calorias diárias.

Foram três meses de intervenção dietética em pacientes – a metade deles melhorou os sintomas respiratórios e quase 20% ficou livre do problema. Ficou comprovado que a mudança de hábitos e a perda de peso têm como importante efeito sobre o controle de outras doenças que acompanham a obesidade.

De acordo com os pesquisadores, o grupo estudado foi pequeno, mas foi possível servir como modelo para estudos maiores e com maior duração para comprovação efetiva dos resultados obtidos.

“Agora o novo estudo, que sugere que a redução do peso favorece a diminuição da apneia durante o sono pode ajudar quem sofre da doença”, comenta o tutor do Portal Educação Diesi Souza Ventura. O tutor ressalta ainda que iniciar atividades físicas e ter mudanças nos hábitos podem amenizar os problemas de saúde.