Notícias.MS | 2 de mar�o de 2010 - 08:29

Profissionais elaboram Plano de educação nas unidades prisionais de MS

Mais de 150 profissionais entre professores da Secretaria estadual de Educação (SED) e servidores penitenciários estão reunidos para elaborar o Plano de ação de educação nas Unidades Prisionais de Mato Grosso do Sul. O encontro está sendo promovido pela SED com apoio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), no Hotel Chácara do Lago.

O plano estadual surgiu da necessidade de implantação de uma política de educação regionalizada para orientar e normatizar uma ação educativa contribuindo como um processo de reabilitação do interno e do egresso no que diz respeito à realidade do sistema prisional pela grande rotatividade de internos das unidades prisionais.

De acordo com a coordenadora de Políticas para Diversidade da SED, Márcia Fabiana da Silva, nesta primeira semana os participantes vão debater a situação atual nas unidades e fazer levantamentos de dados para já na semana que vem começar a elaborar o plano de ação de educação nas unidades prisionais do Estado.

“Este plano será em consonância com a política do plano estadual de educação e é uma ação conjunta dos servidores penitenciários e gestores para buscar os mesmos objetivos com trabalho em sintonia”, afirmou. O II Encontro Estadual de Educação nas unidades prisionais começou hoje e só termina no próximo dia 12.

O plano tem, entre outros objetivos, propor acessos aos bens culturais e materiais que impossibilitam seguir uma trajetória escolar; fortalecer a oferta de educação básica na modalidade da Educação de Jovens e Adultos no Estado; preocupação com a promoção humana; despertar a importância da educação dos internos; incorporação ao mercado de trabalho e outras ações com a integração da comunidade, escola e família dos internos.

Márcia da Silva informou que após a elaboração do plano, o material será encaminhado ao Ministério da Educação para aprovação e tão logo retorne deve ser apreciado pela SED e Agepen para então ser aplicado nas unidades prisionais do Estado.

Os 15 municípios que possuem extensões da Escola Estadual Polo Profª Regina Lúcia Anffe Nunes Betine nas unidades prisionais estão participando do encontro.