UFGD | 1 de mar�o de 2010 - 17:42

UFGD recepciona mais de 1,4 mil novos alunos

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) começou hoje (1) e prossegue até 11 de março com a programação de recepção dos mais de 1,4 mil novos acadêmicos, admitidos a partir do Vestibular 2010. A programação desta segunda e terça-feira (2) traz palestra do reitor Prof. Dr. Damião Duque de Farias, apresentação cultural do poeta Emmanuel Marinho e entrega de kits (pasta, agenda, camiseta, caneca e informativo da UFGD), no Teatro Municipal.

Em sua palestra, o reitor fez um breve resgate histórico dos investimentos em Educação Superior no Brasil, expansão e interiorização recente das universidades federais, inclusive citando nesse contexto a criação da UFGD a partir da UFMS.

Damião também falou sobre as perspectivas de avanços para os próximos anos e como membro da diretoria da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior) contou sobre a mobilização nacional junto aos diferentes partidos políticos e seus candidatos, para que a expansão continue e o país alcance nos próximos 10 anos a meta de 30% dos jovens de 17 a 24 anos no Ensino Superior, diferente dos 14,5% atuais.

O reitor convidou os novos acadêmicos a colaborarem para a transformação das políticas de desenvolvimentos do Ensino Superior em políticas de Estado e também para construir uma UFGD cada vez melhor, mais focada no desenvolvimento econômico, social e cultural e como instrumento para o enfrentamento da desigualdade social.

De acordo com o cronograma, participam dessa atividade de recepção na manhã do dia 1º, os calouros de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Gestão Ambiental, Matemática, Psicologia e Química; na noite do dia 1º, os calouros de Direito, Educação Física, Geografia, História, Pedagogia, Relações Internacionais e Sistema de Informação. E no dia 2, às 7h, os calouros de Agronomia, Medicina, Zootecnia e Engenharias Agrícola, de Alimentos, de Energia e de Produção, e às 19h, os de Administração, Artes Cênicas, Ciências Contábeis, Economia, Letras e Nutrição.