Governo do Estado de Mato Grosso do Sul | 1 de mar�o de 2010 - 14:51

Proerd vai incluir a família em ações de prevenção às drogas

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) deve atender cerca de sete mil estudantes do ensino fundamental neste primeiro semestre de 2010.

De acordo com o coronel Oscar Rodrigues, coordenador estadual do programa, desde o ano passado o Proerd está em fase de expansão, atingindo mais alunos da Capital e do interior do Estado.

Em Campo Grande, o número de escolas municipais com o programa da Polícia Militar incluído na grade curricular vai subir de 20 para 40, além de outras 15 escolas estaduais e uma da Rede Particular. No interior, 42 municípios têm equipes do programa atuando nas escolas. Este ano o Proerd também deve receber o reforço de 28 novos instrutores formados no ano passado pela PM.

O coronel Oscar explica que as atividades do Proerd para o primeiro semestre de 2010 já estão sendo agendadas junto às escolas onde o programa será colocado em prática. “As escolas estão acertando como as aulas do Proerd entrarão na grade curricular.

 O roteiro do programa já foi repassado para os instrutores. Na primeira semana de aula do programa os pais serão convidados a participar de uma reunião porque é importante essa integração entre família, escola e Polícia Militar”, diz o coronel Oscar.

Os estudantes que participam do Proerd receberão, durante todo o semestre, orientações sobre o que é o programa, prevenção ao uso de drogas, autoestima e sobre resolução de conflitos, entre outras temáticas. Mais uma novidade entrará na grade curricular dos alunos do Proerd: o bulling, que trata da violência física e moral entre estudantes.

“Foi um tema que surgiu durante um seminário em Santa Catarina e vimos que é importante tratar deste assunto com os alunos, para evitar a violência. O bulling cai na temática de resolução pacífica de conflitos e orienta para não haver agressão entre os colegas”, comenta.