Dourados Agora | 1 de mar�o de 2010 - 09:54

UFGD inicia recepção aos calouros 2010 hoje

 
Com objetivo de recepcionar positivamente os novos acadêmicos, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) fará uma programação especial, com início nesta segunda-feira,  que terá atividades culturais, palestra com o reitor Damião Duque de Farias e entrega de kit com pasta, agenda, camiseta, caneca, informativo sobre atendimento psicológico e jornal da UFGD.

Nessa programação, estão previstas para mais de 1,4 mil alunos, nos dias 1º e 2 de março, a palestra do reitor e entrega dos kits no Teatro Municipal (apenas o calouro que participar do evento receberá o material), sendo que no dia 1º, às 7h, será para os calouros de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Gestão Ambiental, Matemática, Psicologia e Química; no dia 1º, às 19h, para Direito, Educação Física, Geografia, História, Pedagogia, Relações Internacionais e Sistema de Informação. Já no dia 2, às 7h, para os calouros de Agronomia, Medicina, Zootecnia e Engenharias Agrícola, de Alimentos, de Energia e de Produção, e às 19h, para Administração, Artes Cênicas, Ciências Contábeis, Economia, Letras e Nutrição.

A programação prossegue no dia 3, com a peça teatral “Contando Machado de Assis”, com o ator José Mauro Brant, no Teatro Municipal, às 20h, com o ingresso sendo um livro infanto-juvenil; e no dia 11, o Show de Recepção com apresentações culturais de novos acadêmicos que são artistas e da banda Curimba, que será aberto ao público, às 20h, em frente a reitoria da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Em homenagem ao centenário de morte, e aos 170 anos de nascimento (em 2009) de Machado de Assis (1839-1908), o diretor Antonio Gilberto junta-se novamente ao ator José Mauro Brant (indicado ao prêmio “Shell” de melhor ator em 2007 por "Federico Garcia Lorca – Pequeno Poema Infinito"), desta vez para mergulhar no universo machadiano: “Contando Machado de Assis”.

O espetáculo traz para o palco dois contos de: “Missa do Galo” (1893) e “Mariana” (1891), costurados por trechos de Dom Casmurro, preservando e usando como material dramático toda a estética do nosso escritor maior e ainda celebra, promove e incentiva sua leitura, numa linguagem teatral que aproxima o público da voz do autor que pintou com suas palavras um retrato definitivo e universal do homem brasileiro do século XIX.

Os ingressos para a peça poderão ser adquiridos até dia 3, junto à Coordenadoria de Cultura da UFGD (Prédio da Reitoria, Unidade 1). Cada ingresso será trocado por um livro infanto-juvenil. Os ingressos são limitados ao número de lugares no teatro e os interessados devem antecipar sua aquisição.