Mídia Max | 26 de fevereiro de 2010 - 17:38

Dourados planeja ampliar ciclovias para mais 50 km

Com aproximadamente cem mil bicicletas circulando pelas ruas, a cidade de Dourados por causa de sua topografia plana favorece a utilização deste meio de transporte.

Para atender esta parcela da população que usa a bicicleta para ir ao trabalho, a escola e para outros fins a Prefeitura de Dourados está desenvolvendo um plano cicloviário. A informação é do secretário municipal de planejamento Dirson Missio que pretende encaminhar o plano para o Ministério das Cidades.

O secretário afirmou que a Prefeitura pretende construir duas ciclovias num percurso de cerca de 50 quilômetros. A ciclovia no eixo leste-oeste vai ligar os bairros Parque das Nações, Vila Industrial até o Hospital Universitário enquanto que no eixo norte-sul a Secretaria de Planejamento pretende contemplar a ligação entre o Jardim Guaicurus até a Reserva Indígena. Dirson Missio afirmou que no Plano Cicloviário que está sendo desenvolvido pela Prefeitura está previsto a construção de ciclovias nas antigas ciclofaixas das ruas Armando Zanatta e Coronel Ponciano que foram retiradas devidos as obras de recapeamento asfáltico.

Com relação as ciclofaixas da Rua João Vicente ferreira e da Avenida Presidente Vargas também arrancadas pela Prefeitura, o secretário afirmou os técnicos estão estudando uma alternativa. Missio disse que a Prefeitura pretende construir ciclovias.


O secretário afirmou que a ciclovia é uma via construída exclusivamente para os ciclistas enquanto que as antigas ciclofaixas são espaços criados para as bicicletas no leito da rua e separadas dos veículos automotores apenas com tachões.

Atualmente existem em Dourados duas ciclovias. Uma na Rua Palmeiras ligando o jardim Água Boa a Rua Coronel Ponciano e outra na Avenida Marcelino Pires no trecho entre o Ubiratan e o trecho da BR 163.