Demerval Nogueira / Fátima News | 26 de fevereiro de 2010 - 11:20

Secretaria de Saúde faz mutirão contra a dengue em Glória de Dourados

A Prefeitura de Glória de Dourados via secretaria municipal de Saúde (Sms) estará realizando um mutirão de limpeza no sentido de combater o mosquito da dengue, que acontece nos dias 5, 8 e 9 de março. Além dos funcionários da área de saúde, também estarão envolvidas as secretarias de Desenvolvimento Sustentável (Seds), secretaria de Educação e Cultura (Semec), secretaria de Infraestrutura (Seinfra), bem como, departamento municipal de Vigilância Sanitária (Dmvs) e coordenadoria municipal de Vetores (Funasa), com abrangência em toda a área urbana do município.

A nova secretária municipal de Saúde, Lucimar dos Santos Gomes de Souza espera contar com o apoio da população gloriadouradense. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a enorme necessidade de colaborar nesta missão, tendo em vista que este trabalho não é uma obrigatoriedade somente da área de saúde, mas de todos aqueles que habitam em nosso município, principalmente na área urbana”, constata a secretária.
 
A Saúde e a coordenadoria municipal de vetores da Funasa solicitam da população gloriadouradense que recolham todos os recipientes que acumulam água nos quintais, armazenem em sacos e deixem em frente às residências para que possam ser recolhidos pelo veículo que faz o trabalho de coleta do lixo.
Em Glória de Dourados, de 2006 a 2009, 317 casos foram registrados com suspeitas do vírus da dengue, mas em todos os casos os exames laboratoriais foram soronegativos. O coordenador municipal de Vetores da Funasa, especialista em endemias, Wandeil Ferreira da Silva afirma, “neste segundo mês de 2010 já foram notificados 16 casos com suspeita de ter contraído o vírus da dengue, porém somente através de exames laboratoriais realizados através do Laboratório Central (Lacen) de Campo Grande, é que vamos constatar com exatidão a existência, ou não, do vírus da dengue”, disse Ferreira.

Por causa do aumento dos casos de dengue, 102 municípios brasileiros estão em estado de alerta, porém o Ministério da Saúde diz que o país não vive uma epidemia da doença. Segundo o ministério, a prevenção é a única maneira de evitar a doença, portanto tem que haver colaboração maciça da população e, com este objetivo os funcionários da coordenadoria municipal de vetores da Funasa e secretaria municipal de Saúde estará visitando todas as escolas municipais, estaduais e particulares e levando informações aos professores e alunos, dá necessidade absoluta da prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.