Washington Lima / Fátima News | 26 de fevereiro de 2010 - 07:07

Mesmos frustrados, agricultores aceleram a colheita da soja em Fátima

Com tempo favorável produtores aceleram colheita da soja em Fátima do Sul. Com a perspectiva que a colheita siga até meados de março. As condições climáticas desde o inicio do plantio estão deixando os produtores satisfeitos com a produtividade e frustrados com o preço da lavoura.

A maioria dos produtores estão mesmos é preocupados com o preço que está sendo pago pela saca do grão. A colheita segue acelerada no campo e os preços não param de cair. Em dezembro, a saca da soja estava sendo negociada a R$ 42,00. Nos últimos dias o valor despencou e esta sendo comercializada a R$ 30,00.


Apesar de os gastos com custeio terem caído de 10% a 20% nesta safra, o cenário é menos favorável em relação a safra passada, quando a quebra de 31% na produção Argentina e a forte demanda chinesa garantiram altos preços mesmo durante a colheita. A cotação do dólar, que caiu nos últimos 12 meses, também prejudicou o sojicultor. A perspectiva também é ruim para o milho 2ª safra, por causa dos preços baixos pagos pela saca.

Com dados do Gerente de Vendas da empresa ViaCampus, no município de Fátima do Sul, estão produzindo em média de 50 a 55 sacas por hectare.