Valéria Batista / Fátima News | 25 de fevereiro de 2010 - 07:37 JATEÍ

Audiência discute hoje impacto ambiental de usina instalada em Jateí

Rogério Sanches / Fátima News

No município de Jateí na administração do prefeito Arilson Targino realizará uma audiência pública abordando a avaliação de impacto ambiental de Jateí Bioenergia.

A audiência será aberta a toda população do município onde será apresentado o Relatório de Impacto Ambiental referente ao empreendimento Jateí Bioenergia Ltda, para analise do requerimento da licença prévia para a implantação da usina de processamento de cana-de-açúcar para fabricação de açúcar, álcool e derivados, canteiro de obras, captação superficial de água, usina de biomassa acima de 30 MW, e fertirrigação no município Jateí que se encontra em processo de licenciamento ambiental.

A usina será instalada na Fazenda Guaciara estrada Porto Peroba no município de Jateí, gerando emprego e renda. A audiência pública acontecerá no dia 25 de fevereiro (quinta-feira) a partir das 19hs no Centro Social João Quelé Ramos coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente - IMASUL através de seus técnicos.

Como explica o Secretario Municipal Gerson Dias de Jateí é importante que toda a população participe da audiência pública na qual terá as informações necessárias sobre a usina que será instalada no município, para que as pessoas sejam ouvidas e se possível sugerindo ações.

Tendo em vista o empreendimento da usina a Secretaria de Meio Ambiente de Jateí com o respaldo do prefeito Arilson Targino sugeriu algumas emendas para o licenciamento de operação, como algumas delas; Haja visto que a empresa necessitará de água para o seu funcionamento e visando o não comprometimento desse recurso, faz-se necessárias medidas gradativas compensatórias com implantação de projetos de recuperação de áreas degradadas. A Jateí Bioenergia Ltda deverá dar destinação final a todos os resíduos sólidos, líquidos, ambulatoriais químicos, de saúde, industrial e embalagens de agrotóxicos. Utilizar preferencialmente a mão de obra local.