Folha Online | 25 de fevereiro de 2010 - 05:33

Brasil alcança 7,6 milhões de domicílios com TV por assinatura

Foram vendidos 149,9 mil novos pacotes de TV por assinatura em janeiro, segundo dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Dessa forma, o Brasil chegou a 7,6 domicílios com o serviço.

É um incremento de 2% em relação à base de assinantes de dezembro de 2009, maior percentual verificado desde 2006 para o mês de janeiro. Levando em conta o número médio de 3,3 pessoas por domicílio, considerado pelo IBGE, são 25,2 milhões de brasileiros com acesso à TV paga.

Do total de assinaturas, 4,4 milhões são prestadas por meio de sinais enviados via cabo (TVC), o que representa 57,9% do mercado. Em seguida, vem a tecnologia via satélite (DTH), que atende 2,8 milhões de assinantes. Por último, está a transmissão de sinais por micro-ondas (MMDS), que atende a 353,7 mil domicílios.

A região Norte apresentou nos últimos 12 meses crescimento de 33,94% do número de assinaturas de TV paga. No Nordeste, o crescimento foi de 24,9%. A região Sudeste vem em terceiro lugar, com incremento de 20,1% nos últimos 12 meses.