24 de fevereiro de 2010 - 09:30

Professores de Educação Física são pegos com diplomas falsos

Dois homens que atuavam como profissionais de educação física em Mato Grosso do Sul tiveram o registro profissional cassado. A Comissão de Ética do CREF11/ MS- MT (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região MS-MT) decidiu por unanimidade cassar o registro profissional de Robson Carlos Ribeiro e Márcio dos Santos Dantas, que atuavam com titulação irregular. A cassação foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul dessa terça-feira, 23.

De acordo com o presidente da Comissão de Ética do CREF 11/MS-MT, Porto Vanderlei, os dois profissionais apresentaram ao órgão diploma com características de falsificação. “Quando nós suspeitamos da irregularidade, entramos em contato com as universidades Unitoledo (Araçatuba) e Salgado Filho (Niterói), que garantiram não ter expedido os documentos, já que eles não foram graduados pelas universidades”, explica.

Robson Carlos Ribeiro e Márcio dos Santos Dantas receberão a penalidade de suspensão do exercício da profissão e cancelamento do registro profissional. “Essa é a punição mais rigorosa que pode existir, cumprindo esse papel do Conselho de defender a sociedade de um profissional não habilitado”, ressalta o presidente da Comissão, Porto Vanderlei.

Os processos foram encaminhados pelo CREF 11/ MS-MT ao Ministério Público Federal do Trabalho para averiguar os indícios de falsificação (ilícito penal), que se constados serão encaminhados ao Poder Judiciário para a instauração de um processo criminal.

O CREF 11/ MS-MT destaca que durante o processo ético e disciplinar os denunciados tiveram o direito de ampla defesa garantidos.