Dourados News | 24 de fevereiro de 2010 - 07:30

Mesmo com campanha e proibição trote é realizado no centro de Dourados

Mesmo com a campanha “Trote dentro e fora da universidade é crime”, assinada pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e também pela DCE da UFGD, alertando calouros e veteranos sobre a proibição, futuros alunos do curso de química estavam pintados e realizando “pedágio” nos semáforos nas esquinas da avenida Presidente Vargas com Weimar Gonçalves Torres.

 


A UFGD tem uma portaria proibindo o trote (portaria nº 083 de 07/03/2007) dentro da Universidade, mas também existem a Lei Federal 1.023/95 (em tramitação) e a Lei nº 2.929, de 9 de dezembro de 2004, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, publicada no Diário Oficial- MS nº 6.384, de 10 de dezembro de 2004.  Segundo a  última Lei citada, o pedágio em via pública é considerado constrangimento à população. De acordo com a divulgação da Universidade, os órgãos de segurança pública estariam obrigados a impedir esse tipo de ato.

 


Segundo matéria divulgada pela assessoria, “os alunos que desrespeitarem a portaria estarão sujeitos às penalidades de advertência, suspensão e expulsão, conforme a gravidade do caso, após a realização da correspondente sindicância, respeitados os direitos ao contraditório e à ampla defesa”.

 


A UFGD disponibiliza ainda o disk denúncia pelo telefone 3411-3619 e, por meio dele, fomos informados de que já havia acusação e a Guarda Municipal foi acionada para ir até o local. Segundo os policiais, a um primeiro momento, os calouros concordaram em sair.