Fátima News com Assessoria | 23 de fevereiro de 2010 - 10:27

Geraldo quer medidas emergenciais na segurança pública em Dourados

Deputado relata que onda de violência vem aumentando

pela sensação de impunidade dos marginais

 

O deputado federal Geraldo Resende está cobrando do governo do Estado ações emergenciais mais efetivas para conter a onda de violência que está assolando diversas cidades, entre elas, Dourados. Mesmo considerando que a administração estadual tem procurado dotar as polícias de melhores condições de trabalho, o parlamentar acredita que é necessária a realização permanente de atividades de policiamento repressivo e preventivo, com aparato e efetivo reforçado.

De acordo com o parlamentar, o sentimento de impunidade é tamanho que vem causando o aumento da violência e da ousadia dos marginais. Citou como exemplo assalto ocorrido neste final de semana em Dourados em que os ladrões aterrorizaram uma família inteira, mantendo-a refém por mais de seis horas para roubar veículos, jóias e outros objetos.

Embora elogiando a pronta ação da polícia que em poucas horas conseguiu prender a maioria dos ladrões, Geraldo Resende considera que a sensação de impunidade é que tem levado os marginais a se tornarem cada vez mais cruéis. O deputado acrescenta que os furtos em residências e em estabelecimentos comerciais na área central da cidade têm crescido assustadoramente na segunda maior cidade do Estado. “Recebi relatos de empresas que foram assaltadas várias vezes e os comerciantes já não sabem mais o que fazer”, explica.

Medidas

Além de policiamento ostensivo, Geraldo Resende considera indispensável a realização de blitze constantes em vários pontos da cidade com o objetivo de apreender armas e objetos roubados. Ações enérgicas contra as drogas, como o estouro de pontos de vendas, também são medidas sugeridas pelo parlamentar, além da realização de “pentes finos” constantes na penitenciária para evitar o ingresso de armas e aparelhos celulares.

Para Geraldo, é preciso aumentar o efetivo de policiais nas principais cidades do Estado, com um maior número de viaturas, mais combustível e armamentos. “A valorização profissional dos policiais, por meio de melhores salários e treinamento são indispensáveis para que possamos ter uma melhor segurança pública”, salienta.

Em contato com o governador André Puccinelli e com o secretário de Segurança Pública Wantuir Francisco Brasil Jacini, Geraldo relatou o quadro de insegurança em que a população douradense está vivendo. “Acredito que o governo do Estado vai se sensibilizar com essa situação e deverá anunciar medidas emergenciais nos próximos dias”.