Luiza Rodrigues / Fátima News | 23 de fevereiro de 2010 - 06:15

Arrastão contra a Dengue é iniciado com força total em Fátima do Sul

Rogério Sanches / Fátima News

Desde o início do mês de Fevereiro a Secretaria de Saúde de Fátima do Sul tem intensificado as ações de combate a Dengue. Cada caso Notificado tem sido monitorado e bloqueado com agilidade e responsabilidade.  Antes do carnaval foram intensificadas as ações na região central, diminuindo as chances de transmissão através do mosquito transmissor.

Nesta semana a prefeita Ilda Salgado Machado, preocupada com o aumento de notificações, e com o período chuvoso, que tem se estendido durante vários dias está promovendo um mutirão com força total para combater o mosquito da Dengue.

A Secretária de Saúde Priscila Gazola e o Secretário de Obras Luiz Henrique uniram as forças, por determinação da Prefeita Ilda, e estarão promovendo um mutirão de limpeza em todo o município de Fátima de Sul e distrito de Culturama.

Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde, o maior problema enfrentado é o crescente número de criadouros de larvas do mosquito transmissor encontrados pela equipe de saúde nas residências da população fatimasulense. Este fato é o que mais preocupa e compromete as ações de controle da Dengue.

A Secretária Priscila Gazola relata que o município contará com uma equipe de mais de 100 servidores da prefeitura municipal durante o mutirão, além de equipamentos para a borrifação de veneno e maquinários pesados para remoção do lixo e entulho acumulados nos terrenos e quintais das casas. No combate ao mosquito transmissor é realizado trabalho de eliminação de focos e borrifação nas proximidades das residências onde foi encontrado caso suspeito.

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Portanto, a Prefeita Ilda salgado Machado conta com o envolvimento da população, limpando seus quintais e terrenos e cooperando com o enfrentamento desta doença que tem sido motivo de preocupação não apenas no município, mas no Estado e em todo o País.

Seguindo estas recomendações você pode ser um grande aliado nesta Luta: Não deixem a água, mesmo limpa ficar parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, bacias, copinhos descartáveis, cascas de ovos, bebedouros de animais, e outros objetos que acumulem água.  Caixas d’água, tambores, e outros depósitos de água devem ser bem tampados.

Outros cuidados importantes são recomendados como lavar bem os pratos de plantas e xaxins, passando uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia nos pratinhos. Limpe as calhas e as lajes das casas, lave os bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha, e troque a água pelo menos uma vez uma semana. Guarde as garrafas vazias de boca para baixo. Jogue no lixo os copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumula água. Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado.

Durante o mutirão de limpeza, o Secretário de Obras Luíz Henrique afirmou que estará sendo parceiro da população recolhendo os entulhos e lixo que forem colocados em frente às residências.

As residências e terrenos que forem notificados e não procederem com a limpeza estarão sendo multadas através do código de postura municipal.  A Secretaria Municipal de Saúde coloca-se a disposição para quaisquer dúvidas ou maiores informações e desde já agradece a população pela parceria em mais essa empreitada.

Combater a Dengue é responsabilidade de todos nós.