18 de novembro de 2004 - 15:45

Zeca inaugura amanhã prédio do Fórum em Murtinho

O governador Zeca do PT inaugura amanhã o novo prédio do Fórum de Porto Murtinho, construído em parceria com a Prefeitura Municipal e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A cerimônia será realizada às 15h30 com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens Bergonzi Bossay, e do prefeito Abel Nunes Proença. Através de convênio, a prefeitura doou o terreno e o aterro, o governo do Estado forneceu o material de construção e o Tribunal de Justiça custeou as despesas com mão-de-obra na construção do prédio.

O novo fórum de Porto Murtinho tem 714,50 metros quadrados de área construída, com salas para o Tribunal do Júri, os cartórios, os gabinetes, as audiências, a secretaria do foro, a OAB, a promotoria, a defensoria, os oficiais, a distribuição e o arquivo.

A obra segue os padrões arquitetônicos dos prédios de primeira entrância e foi construído ao lado da Prefeitura Municipal. Nesse local, em volta de uma praça, estão instalados todos os órgãos públicos do município. O local, denominado “Projeto Prático”, “é como se fosse um Parque dos Poderes”, comenta o Assessor de Obras do Tribunal de Justiça, arquiteto Apolinário Ramos, acrescentando que esse fato contribui com a prestação dos serviços públicos.

O convênio para construção do novo prédio do Fórum foi assinado no dia 16 de setembro de 2003, em solenidade realizada na governadoria. No dia 15 de novembro, os parceiros lançaram a pedra fundamental da nova sede, que está sendo entregue agora, um ano depois do início da obra, totalmente mobiliado e informatizado.

O juiz diretor do Foro da Comarca de Porto Murtinho, Luiz Felipe Medeiros, destaca o salto em qualidade na prestação do serviço jurisdicional alcançado com as inaugurações do novo prédio do Fórum.

Além do novo prédio a população também vai receber do Tribunal de Justiça um melhor serviço com a implantação do Sistema de Automação Judiciária (SAJ), que permite que todos os procedimentos sejam realizados no computador através da Internet, e ainda com o Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC), que tem o objetivo de atender os jurisdicionados, orientá-los e informá-los no saguão do prédio do fórum, evitando que seja necessário o atendimento no balcão do cartório.
 
 
Agência Popular