Assecom | 22 de fevereiro de 2010 - 13:48

Ari Artuzi lança Educa Mais em 17 escolas de Dourados

O prefeito de Dourados Ari Artuzi lançou na manhã desta segunda-feira, o programa
Educa Mais, que vai garantir educação em tempo integral para pelo menos 3.200 alunos de 17 escolas de Dourados. O projeto faz parte do programa Mais Educação, do MEC (Ministério da Educação) e já funciona em Dourados desde o ano passado, quando foi implantado na escola Álvaro Brandão, no Jardim João Paulo II.

Através do Educa Mais, os alunos selecionados participam de atividades físicas e artísticas e reforço escolar no contraturno das aulas regulares. Cada escola escolheu até seis atividades extracurriculares.

O lançamento ocorreu no Teatro Municipal, com a presença de educadores, da coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher e primeira-dama Maria Artuzi, do coordenador estadual do Mais Educação, Heraldo Stockler Bojikian, da secretária municipal de Educação, Marlene Vasconcelos, do coordenador do Educa Mais, professor Espedito Saraiva Monteiro, dos vereadores Junior
Teixeira (PDT) e Julio Artuzi (PRB), e do comandante do Corpo de Bombeiros em Dourados, tenente-coronel Jonys Cabrera Lopes.

Ari Artuzi disse que o lançamento do Educa Mais é outro compromisso de campanha que está sendo cumprido pela administração municipal. “A gente andava pela cidade e falava para as pessoas que ia implantar o ensino integral e agora estamos cumprindo”, afirmou.

“O Educa mais é muito importante para a educação de nossas crianças e jovens e depende de todos os funcionários e dos diretores das escolas selecionadas e dos pais. Nosso futuro depende das crianças”, declarou o prefeito. Ele afirmou que a intenção é ampliar o projeto para outras escolas até o fim do ano. Artuzi também anunciou que mais três escolas serão construídas em Dourados com recursos garantidos pelo deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT).

Marlene Vasconcelos disse que o programa de educação em tempo integral vai melhorar a qualidade do ensino e dar mais segurança aos pais dos alunos selecionados. “Muitos pais não conseguem acompanhar o dia-a-dia dos filhos, não sabem onde eles estão, não sabem a hora que vão para a escola. Esse é um problema social. O tempo normal do aluno na escola não está sendo suficiente
para alguns alunos. Por isso Dourados abraçou esse projeto”, afirmou a secretária.

O coordenador estadual do Mais Educação, Heraldo Bojikian, também destacou a importância da permanência do aluno por mais tempo na escola e disse que o programa lançado em Dourados vai elevar a qualidade do ensino. Em Mato Grosso do Sul, além de Dourados, o programa foi implantado em Corumbá.

*Escolas*

As 16 escolas da Rede Municipal de Ensino que vão receber o ensino em tempo integral em 2010 são Arthur Campos Melo (Vila Cachoeirinha), Aurora Pedroso de Camargo (Parque Alvorada), Antonia Cândido de Melo (Parque das Nações II), Franklin Azambuja (4º Plano), Frei Eucário Schmitt (Santa Brígida), Januário Pereira de Araújo (Jardim Itália), José Eduardo Canuto Estolano Perequeté (Itahum), Laudemira Coutinho de Melo (Jardim Santa Maria), Padre Anchieta (Vila Formosa), Clori Benedetti de Freitas (Jóquei Clube), Elza Farias Kintschev (Cohab II), Manoel Santiago (Vila Rosa), Sócrates Câmara (Canaã I), Vereadora Albertina de Matos (Vila Mari) e Weimar Gonçalves
Torres (Jardim Clímax).