Washington Lima / Fátima News | 19 de fevereiro de 2010 - 11:14 FÁTIMA DO SUL

Programa Mais Educação chega à escola Vila Brasil em Fátima do Sul

Rogério Sanches / Fátima News

O Programa Mais Educação-Escola Integral e o Ensino Médio Inovador chega a Escola Vila Brasil em Fátima do Sul, para atender 350 alunos, com o objetivo de aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Programa “Mais Educação” e Ensino Médio Inovador aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Além de ampliar o tempo e o espaço educacional, a iniciativa do MEC visa diminuir as desigualdades educacionais. O Mais Educação prioriza escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), este o maior objetivo da Escola Vila Brasil, segundo revelou o Diretor da Escola, Claudemir.

Instituído em 2007, o objetivo do Mais Educação é ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública. As escolas atendidas oferecem jornada integral, com atividades no contraturno. Essas atividades precisam estar relacionadas ao projeto político-pedagógico da escola e dialogar com a comunidade do entorno. As ações podem ocorrer na unidade escolar ou em outro espaço socioeducativo.

Na escola Vila Brasil, estará atuando dois programas do Governo Federal. O Mais Educação, é direcionado às crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino básico, e atenderá aos alunos do 6º ao 9º ano, onde não existe mais vagas para ingressantes.

Já o programa Ensino Médio Inovador ampliação da carga horária para três mil horas (200 horas a mais por ano) e a distribuição do conteúdo das disciplinas nos eixos Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura. Outra mudança é tornar 20% para oficinas, que na Escola Vila Brasil devem ter inicio no mês de março.

Os alunos incluídos no projeto são os alunos que já estudavam na própria Escola e alunos transferidos de outras escolas. No Ensino Médio além dos alunos já existentes na Escola, ouve um remanejamento de alunos interessados no projeto, e alunos que já trabalham em algum período e não tinham tempo disponível ser incluindo no programa, foram remanejados para outras escolas, de acordo explica o Diretor Claudemir.