Corumbá Online | 17 de fevereiro de 2010 - 13:45

Petrobras volta a importar gasolina após 4 décadas

A Petrobras retomou as importações de gasolina depois de cerca de quatro décadas de autonomia, com a aquisição de cerca de 270 mil metros cúbicos, ou 2 milhões de barris, do combustível da Venezuela, informou nesta quarta-feira o jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o jornal, a encomenda chegará ao litoral brasileiro ainda neste mês e a medida decorre dos problemas que o etanol brasileiro vem enfrentando nos últimos meses, em meio à chuva que interrompeu a colheita e o desvio de parte da cana plantada para a produção de açúcar com a boa cotação no mercado internacional. Com os problemas, a oferta de etanol tornou-se insuficiente para atender à demanda.

"Para os meses subsequentes, a Petrobras está avaliando a necessidade de importação e, se existente, estimará o volume a ser importado", disse a Petrobras, segundo o jornal.

Os preços do etanol subiram nos últimos meses e os donos de carros flex migraram para a gasolina. A expectativa é que o mercado do biocombustível só comece a se normalizar com o início da safra, que normalmente ocorre em abril, mas que neste ano pode ser antecipada.

Além disso, desde 1º de fevereiro está em vigor uma mistura menor de etanol na gasolina, que passou de 25% para 20%.

Representantes da Petrobras não estavam imediatamente disponíveis para comentar.