Folha Online | 17 de fevereiro de 2010 - 05:47

Chega a 277 o número de presos por urinar na rua no Rio de Janeiro

O número de pessoas presas por urinar nas ruas da cidade chegou a 277 no fim da tarde desta terça-feira (16).

Os fiscais da Secretaria Especial da Ordem Pública da Prefeitura, encarregados de fazer o controle urbano durante o carnaval detiveram na madrugada de ontem, 17 pessoas fazendo xixi em público na Lapa --entre eles dois cabos da Marinha do Brasil e um turista peruano.

De manhã, durante o desfile do bloco Carmelitas, no bairro de Santa Teresa, 26 pessoas foram presas.

Todos os detidos foram conduzidos às delegacias da cidade sob a acusação de ato obsceno e enquadrados no artigo 233 do Código Penal.

Eles, no entanto, não são o único alvo dos fiscais do Choque de Ordem neste Carnaval. Nas imediações do sambódromo foram detidos na madrugada passada cinco cambistas que vendiam ingressos para o desfile das escolas de samba do Grupo Especial. Os cinco foram conduzidos à delegacia da área e tiveram os ingressos apreendidos.

Na praia de Ipanema, outra equipe do Choque de Ordem recolheu hoje 30 barracas de acampamento que ocupavam irregularmente a faixa de areia entre os postos 8 e 9.

As barracas eram usadas por ambulantes para estocar produtos vendidos nos desfiles de blocos carnavalescos, principalmente os programados para passar pela orla. As mercadorias apreendidas foram levadas para depósitos da prefeitura.