Notícias.MS | 15 de fevereiro de 2010 - 07:16

Delegacia Virtual realizou mais de 1,5 mil atendimentos em janeiro

Campo Grande (MS) – Para fazer o registro de boletins de ocorrência nem sempre é necessário que o cidadão se dirija até uma delegacia de polícia. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Civil, disponibiliza a Delegacia Virtual (Devir), que somente durante o mês de janeiro já realizou 1.506 atendimentos. Na Devir é possível informar à polícia sobre furtos, extravios de objetos e documentos ou pessoas desaparecidas – mesmo procedimento também disponível nas delegacias convencionais. 

         De acordo com balanço das atividades de janeiro, a maior demanda de procura pela Devir é para o registro de extravios. Foram 1.426 extravios no último mês – índice bastante acima dos casos de furtos registrados através do site, que indicou 76 casos. Em relação aos boletins de desaparecimento de pessoas, foram quatro do sexo masculino.

 

         A população pode acessar a Devir através do site www.devir.pc.ms.gov.br/dv. Os boletins registrados pela Devir têm a mesma validade jurídica de um registro feito em uma delegacia comum. O processo de registro é rápido, podendo ser efetuado em cerca de cinco minutos.

 

         Etapas

 

         Apenas quatro passos são necessários para a efetuação do B.O. digital: primeiro é necessário fazer o preenchimento de um formulário disponível no sistema. Depois disso, um pedido de confirmação é enviado para o e-mail indicado, lá o usuário vai encontrar um link para clicar e ter o pedido do registro validado.

 

         O registro de Boletim de Ocorrência para furtos simples e extravio é feito em quatro passos, com o preenchimento de informações em formulário que o próprio sistema disponibiliza – é importante preencher todos os dados para não receber recusa do sistema. Terminada essa etapa, um pedido de confirmação é enviado automaticamente para o e-mail fornecido pelo usuário. É preciso abrir essa mensagem e clicar no local indicado para ter o pedido de B.O. validado.

 

         Após validado, o pedido de boletim de ocorrência passa a ser analisado pelo agente de plantão. O contato com o denunciante é feito em, no máximo, 30 minutos por meio de e-mail ou telefone, caso haja a necessidade de complemento de dados.

 

         Na página da Delegacia Virtual ainda é possível verificar o cadastro de pessoas desaparecidas, apresentar denúncias (que diferem das características do B.O. On-line), e consultar o banco de pessoas procuradas pela Polícia Civil.

 

Balanço

 

         De 2008 para 2009, o número de registros cresceu 61,5%. Há dois anos, eram 5.109 boletins de ocorrência; no ano passado, foram 13.297 boletins de ocorrência, com maior volume (12.588) para extravios, em sua maioria de documentos. No montante de 2009, foram 709 furtos simples e 47 desaparecimentos. O mês com maior número de registros foi novembro, com 1.345 boletins cadastrados. 

 

         Em 2008, o site da Devir passou por atualização nos meses de abril, maio e junho. Ao todo, foram registrados 4.612 boletins para extravio, 487 de furtos simples e dez desaparecimentos. No ano de 2007, a Delegacia Virtual contabilizou 5.770 registros – sendo 4.991 extravios, 779 furtos simples e nove desaparecimentos. Já em 2006, foram 6.019 boletins, dos quais 80% são de extravios de documentos, com 4.801 casos.

Bianca Caruso