Fátima News | 12 de fevereiro de 2010 - 16:51

Agraer participa da retomada do Projeto Rondon em MS

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) através da agência municipal de Porto Murtinho foi uma das instituições responsáveis pelo resgate do Projeto Rondon em Mato Grosso do Sul.

No período de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, dez acadêmicos do último ano de graduação dos cursos de Enfermagem, Medicina e Medicina Veterinária da Uniderp Anhanguera estiveram presentes no município de Porto Murtinho desenvolvendo atividades relacionadas a diversas áreas: combate a dengue; planejamento familiar; higienização; sexualidade; aleitamento materno; DST’s AIDS; boas práticas agropecuárias; controle de zoonoses; assistência à saúde da mulher, criança e idoso; educação em saúde: hipertensão arterial e diabetes mellitus, além de realizar vacinação e oficinas de primeiros socorros, com enfoque ao suporte básico de vida e acidentes com animais peçonhentos.

As atividades foram coordenadas pela equipe da Agraer de Porto Murtinho em conjunto com a Prefeitura Municipal.

De acordo com o médico-veterinário e coordenador municipal da Agraer de Porto Murtinho, Arnaldo Santiago Filho, durante os dez dias de trabalho foram feitos atendimentos com cerca de 67 famílias da área rural e 290 famílias da área urbana, além de trabalhos com animais a pedido da Vigilância Sanitária municipal.

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, as ações desenvolvidas através do Projeto Rondon com as populações interioranas alcançam resultados satisfatórios e se identificam com a missão da Agraer que é dar assistência à população rural. “O trabalho teve reflexos altamente positivos com a população local e com os acadêmicos que participaram”, analisa o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão.

A entrega dos certificados aos acadêmicos participantes da ação foi realizada na última quarta-feira (10) em Campo Grande e contou com a presença do diretor-presidente da Agraer, José Antônio Rodão; do prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra; do reitor da Uniderp-Anhanguera, Guilherme Marback Neto; do pró-reitor de extensão da Uniderp-Anhanguera, Ivo Buzato; da professora e presidente do Conselho Executivo do Projeto Rondon, Marilena Dias Barreto dos Reis; da professora e coordenadora do evento, Mariana Sperotto e do comandante da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul, Coronel Geraldo Garcia Orti.

Além da parceria da Agraer e da Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, a ação no município contou também com o apoio do Destacamento da Marinha, Comando da Policia Militar e voluntários do Projeto Rondon MS.

Projeto Rondon – É um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

O Projeto Rondon é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios e apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.

As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.