UOL | 12 de fevereiro de 2010 - 07:49 EDUCAÇÃO

Prazo para matrículas em 47 mil vagas pelo Sisu termina nesta sexta

A matrícula dos aprovados na primeira etapa do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação), iniciada na segunda-feira (8), termina nesta sexta-feira (12). Nesta fase, se inscreveram 793,9 mil candidatos para para 47.913 vagas em 51 instituições. A seleção utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 na classificação dos vestibulandos.
Os registros são feitos pelas instituições de ensino e os estudantes selecionados devem observar as regras definidas em cada uma. A lista dos documentos exigidos pelas instituições pode ser consultada nas próprias universidades e institutos federais, ou na página de acompanhamento da inscrição do candidato, acessando o sistema no http://sisu.mec.gov.br/. A ocupação da vaga só é confirmada após a realização da matrícula na instituição.
Segunda etapa
A segunda etapa de inscrições começa no dia 15 de fevereiro e vai até o dia 20 do mesmo mês, pelo site http://sisu.mec.gov.br/, das 6h às 23h59 (horário de Brasília (DF)). Os candidatos não selecionados na primeira poderão tentar novamente uma vaga. O resultado desta etapa deve ser divulgado em 22 de fevereiro.

As inscrições da terceira e última etapa ocorrem de 1º a 3 de março.

Critério de desempate mudou
O MEC (Ministério da Educação) não irá mais utilizar o critério de antecedência de inscrição como fator de desempate do Sisu. Ou seja, para conseguir uma das vagas em disputa no ensino superior federal, não importa quem se inscreveu antes, mas sim a nota no Enem 2009.

De acordo com nota do ministério, a alteração nos critérios ocorreu por conta de problemas no acesso à banda larga, ocorridos na região Sudeste no último domingo, 31 de janeiro. Os critérios de desempate considerados para a classificação serão:

# Redação.
# Linguagens.
# Matemática
# Ciências da Natureza.
# Ciências humanas.

Se mesmo com as notas houver empate, os candidatos empatados receberão a vaga.

O sistema estreou com falhas e instabilidade. Muitos internautas reclamaram do funcionamento do sistema ao UOL por meio de um grupo de discussão e do sistema de comunicação de erros. O Sisu também teve funcionamento lento entre 6h e 9h30 da manhã de 30 de janeiro.