Mídia Max | 9 de fevereiro de 2010 - 15:48

Juiz democratiza acesso a processo de liquidação da Cooagri

O juiz José Carlos de Souza, titular da segunda vara cível de Dourados determinou a realização de uma audiência pública que acontecerá na tarde da próxima sexta-feira com a participação de todas as pessoas interessadas em conhecer os detalhes do processo de liquidação judicial da COOAGRI (Cooperativa Agropecuária e Industrial.

Com esta decisão o juiz pretende democratizar o acesso da população ao processo já que a cooperativa foi considerada como a maior já existente em Mato Grosso do Sul.

Durante a audiência os credores da Cooagri poderão apresentar os valores dos créditos e até mesmo contestar e impugnar os valores apresentados pela cooperativa.

O magistrado afirmou que o processo sobre a liquidação judicial da cooperativa já tem mais de vinte volumes e envolve muitos interesses. Segundo levantamento preliminar da Justiça a Cooagri tem uma dívida de R$ 241 milhões e um patrimônio de apenas R$ 90 milhões.

Foram convidados para participara da audiência pública os associados, ex-diretores e também os credores entre eles instituições bancárias, empresas comerciais e industriais. A Cooagri também deve impostos para as três esferas governamentais.

O juiz José Carlos de Souza também convidou para participar da audiência os mais de 350 funcionários da Cooagri que estão sem receber seus salários, fundo de garantia por tempo de serviço e as rescisões dos contratos de trabalho.

José Carlos afirmou que foi expedido edital já publicado no Diário Oficial do Estado contendo a integra da sentença sobre a Cooagri e a relação sintetizada dos credores da cooperativa. Nesta lista constam apenas os nomes completos dos credores e o valor total da dívida. Com a audiência o juiz pretende verificar os valores corretos e a quantidade exata de credores.

José Carlos ficou conhecido em Dourados durante as eleições municipais de 2008 quando tomou várias decisões firmes que garantiram tranqüilidade durante a campanha eleitoral.