Diário MS | 9 de fevereiro de 2010 - 10:36

Ibama devolve a MS tuiuiú capturado no Consulado da Rússia no Rio

O Ibama traz de volta para Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira, um tuiuiú que era mantido como ave doméstica nos jardins do Consulado da Rússia no Rio de Janeiro. Segundo o Ibama, a ave, considerada símbolo do Pantanal, foi capturada na semana passada.
O tuiuiú será trazido por servidores da Ibama em vôo da TAM, que pousa no Aeroporto Internacional de Campo Grande por volta das 15h55. De acordo com o Ibama, a ave pode ter chegado ao Rio pelas mãos de traficantes de animais silvestres. Não foi informado como a ave foi adquirida pela representação diplomática russa.

O pássaro será solto em uma área no Pantanal conhecida como Fazenda Figueirinha, próxima de Porto Esperança. Após a chegada no Aeroporto Internacional de Campo Grande, a ave vai enfrentar outro trecho de viagem de volta para casa. Até o momento da soltura, a ave será acompanhada por técnicos do Ibama e do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

De acordo com o Ibama, mais de 12 milhões de pássaros são retirados da natureza a cada ano no Brasil. Apenas um em cada 10 animais retirados ilegalmente do meio ambiente consegue sobreviver, segundo as estatísticas do Ibama. Campo Grande é uma das rotas do tráfico de animais silvestres.