Assecom | 8 de fevereiro de 2010 - 15:55

Exército intensifica ações contra a dengue em Dourados

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através do setor de Vigilância Epidemiológica, intensificou as ações de combate à dengue em Dourdos. Rosana Alexandre da Silva, diretora do CCZ, informou que o reforço enviado pelo Exército, que consta de material humano e veículo, tem sido de fundamental importância no trabalho de campo e vem apresentando resultados positivos.

Para esta semana são várias as atividades programadas, começando pelas equipes que vistoriam diretamente os quintais e até o interior das casas. Esse trabalho é feito por um agente com uma máquina que passa o veneno individualmente. Estão sendo atendidos os jardins Santo André, Santa Maria, Santa Hermínia, Pantanal e Nova Esperança, além da região do Santa Brígida, onde acontece a Ação Comunitária na sexta-feira (12).

Confome a diretora do CCZ, a viatura chamada de Fumacê, que faz a borrifação espacial, também tem percorrido os bairros onde existe maior incidência de casos de dengue. Segundo ela, são poucas as pessoas que percebem esse tipo de ação, já que o horário de atuação do Fumacê é das 4h da manhã até 8h. No período da tarde a borrifação acontece entre 16h e 20h.

Outras equipes, que envolvem agentes de saúde e o apoio do Exército, estão percorrendo as regiões da Vila Guarani, Jardim Macia e Parque das Nações I Plano, entregando sacos de lixo para coleta de materiais recicláveis, distribuição de panfletos de conscientização e até mesmo fazendo a retirada de produtos que podem servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti dos fundos de quintais.

As equipes de educação em saúde e de agentes de controle de vetores atuam nesta segunda-feira na Vila Militar, Jardim Água Boa e Parque Nova Dourados. Sebastião Marcondes, do Controle de Vetores, acredita que essa intensificação das ações integras em toda a cidade, aliada à conscientização das pessoas, é o caminho mais eficaz para tentar reduzir a proliferação do mosquito e, consequentemente a doença.