Campo Grande News | 8 de fevereiro de 2010 - 15:10

Expedição avalia safra nas lavouras da regão Sul do Estado

A partir desta segunda-feira, a expedição técnica nacional que avalia o resultado da safra brasileira intensifica o levantamento das lavouras de Mato Grosso do Sul com a largada da Equipe 3 do Rally da Safra em Campo Grande.

Mato Grosso do Sul está sendo percorrido por três equipes. A expedição percorre o Sul do estado até amanhã e a Equipe 5 avaliará novamente o Norte sul-mato-grossense em março. Já a Equipe 2 já passou pela região de Chapadão do Sul em janeiro e avaliou as áreas de soja precoce e milho.

A Equipe 3 irá analisar as lavouras de soja e milho do Sul, passando por Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante. E ainda na segunda-feira, às 19h, realizará palestra para os produtores rurais em Maracaju (163 km de Campo Grande).

Amanhã, a equipe deixa Maracaju e passa por Itaporã, Douradina, Laguna Caarapã, Caarapó, Ponta Porã, Amambaí e Naviraí, antes de seguir para Guaíra (PR).

Estimativas preliminares pré-Rally, da Agroconsult, realizadora do evento, apontaram aumento de 23,7% na produção de soja na safra 2009/2010 em relação à safra anterior - que enfrentou forte seca no período de desenvolvimento das lavouras.

A produção de milho verão, de acordo com a estimativa, sofrerá redução de 10,9% nesta safra e, a de milho safrinha, mais representativa no Estado, terá aumento de 51,3%.