G1 | 6 de fevereiro de 2010 - 09:45

Fifa anuncia que Simon vai apitar a sua 3ª Copa

O comitê de arbitragem da Fifa divulgou nesta sexta-feira, em Zurique, na Suíça, os 30 árbitros e seus respectivos assistentes que vão trabalhar na Copa do Mundo a partir do próximo dia 11 de junto. Representando o Brasil, estará o gaúcho Carlos Eugênio Simon, que terá como auxiliares Altemir Haussman e Roberto Braatz.

Apesar de ter seu nome bastante contestado após a disputa do último Brasileirão, quando chegou a ser afastado após anular erroneamente um gol do Palmeiras diante do Fluminense, Simon se torna o primeiro juiz tupiniquim a participar de três Mundiais. Antes dele, que tinha apitado nas edições de 2002 e 2006, Arnaldo Cézar Coelho fora para as Copas de 1978 e 1982, Armando Marques para os de 1966 e 1974 e Mário Vianna esteve presente em 1950 e 1954.

Outros árbitros sul-americanos que estarão presentes no torneio na África do Sul são o paraguaio Carlos Amarilla, o colombiano Oscar Ruiz, o uruguaio Jorge Larrionda, o argentino Hector Baldassi e o chileno Pablo Quinteros. 

A distribuição dos árbitros por confederações é a seguinte: a Uefa (Europa) terá 10; a Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe), a CAF (África) e a AFC (Ásia) terão quatro representantes cada uma, e a OFC (Oceania), dois. Ao todo, serão 28 nacionalidades.

Além disso, a Fifa lançou um programa para garantir que os árbitros estejam nas melhores condições na época da competição, criado pelo Comitê Executivo e iniciado há três anos, com um grupo de 54 trios de arbitragem de todo o mundo.

Composto por uma equipe de especialistas internacionais em técnica de arbitragem, condição física e psicologia, os integrantes acompanharam todos os candidatos com a ajuda dos responsáveis de arbitragem de cada confederação.

 

Os trios escolhidos pela Fifa participarão de um seminário de treinamentos em março. Em maior, serão sorteados os juízes para os jogos da Copa.