G1 | 6 de fevereiro de 2010 - 07:00

PF prende 40 em operação contra fraude no seguro-desemprego

A Polícia Federal prendeu 40 pessoas em uma operação realizada em nove estados, nesta sexta-feira (5), contra fraude no seguro-desemprego. A quadrilha teria dado prejuízo de mais de R$ 1,5 milhão ao mês aos cofres públicos.


O delegado Bernando Bond, responsável pela investigação e pela Operação Bismarck, disse ao G1 que dez pessoas ainda estão foragidas. “Começamos as investigações após as denúncias de um servidor. O grupo falsificava documentos das vítimas e sacavam o dinheiro”, explicou. O crime era cometido antes que as pessoas que tinham direito ao benefício usassem o dinheiro.


Segundo o delegado, foram apreendidos vários equipamentos, mas nenhum deles foi analisado. Ele afirmou que entre os detidos está um funcionário da Caixa Econômica Federal em Porto Velho.


A prisão das 40 pessoas foi realizada nas cidades de Cuiabá, Cáceres (MT), Rondonópolis (MT), Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos (SP), Natal, Mossoró (RN), Petrolina (PE), Porto Velho e Fortaleza.


O delegado afirmou que as investigações sobre a fraude continuam até a prisão dos outros envolvidos que estão foragidos.