G1 | 6 de fevereiro de 2010 - 05:25

Bovespa fecha em queda nesta sexta e perde 4% na semana

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve mais um dia de queda nesta sexta-feira (5), depois de registrar a maior queda diária desde outubro nesta quinta.

 

O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, caiu 1,83% nesta sexta, para 62.762 pontos. Nesta quinta, a Bovespa despencou 4,73% e no acumulado da semana, o índice recuou 4%.

 

O giro financeiro da sessão foi de R$ 8,8 bilhões.

 

Já pessimista com a debilidade fiscal na Europa, o investidor viu em números do frágil mercado de trabalho dos EUA a senha para continuar vendendo ações na Bovespa, que caiu forte pela segunda sessão.

 

Dados de emprego no mercado de trabalho norte-americano mostraram um corte inesperado de 20 mil vagas em janeiro, mas também a queda da taxa de desemprego. Os números sugeriram interpretações distintas, mas num momento já ruim das bolsas prevaleceram as pessimistas.

Além disso, o medo crescente de que déficits em países da zona do euro levem a cortes em ratings soberanos seguiu pesando sobre os negócios. As bolsas europeias caíram de novo, marcado a pior semana em 11 meses.