Mercosul News | 5 de fevereiro de 2010 - 10:19

Operação na fronteira destrói duas toneladas de maconha

 
Na primeira “Operação Aliança” deste ano, realizada por meio de parceria entre as polícias brasileira e paraguaia com o objetivo de combater o plantio de maconha em território paraguaio, foram apreendidas mais de duas toneladas do entorpecente. Os policiais destruíram cinco acampamentos na zona de Cerro Umbú, próximo da cidade de Capitán Bado, no Paraguai, na última segunda-feira (2). A

 estimativa é de que o prejuízo dos traficantes tenha ficado em torno de 150 mil dólares. No local, além de duas toneladas de maconha picada, foram apreendidos 360 kg de maconha prensada, 70 quilos de semente de maconha, sete prensas, sendo uma delas hidráulica, três macacos hidráulicos e uma espingarda de calibre 22, com 20 cartuchos intactos.

Dois helicópteros paraguaios, diversas viaturas e cerca de 50 policiais, das Forças Especiais Paraguaias e da Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã, foram utilizados na operação. Operações como essa são feitas, em média, com intervalo de três meses, para quebrar o ciclo produtivo da maconha. Em junho do ano passado, foram destruídos 196 hectares da droga, que eram cultivados na fronteira.