Folha Online | 5 de fevereiro de 2010 - 07:28

MEC divulga concorrência de sistema de seleção do Enem

O Ministério da Educação divulgou a relação de concorrência após o fim da primeira etapa de inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades federais que utilizam o Enem no processo seletivo. Ao todo, 793 mil estudantes se inscreveram.

O curso mais concorrido foi o de medicina na UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), em Minas, que ofereceu apenas uma vaga e teve 1.300 inscrições. Cada instituição decide quantas vagas serão disponibilizadas no Sisu.

Em segundo lugar ficou o curso de análise de sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, que ofereceu 5 vagas e teve 576 candidatos para cada um. Em terceiro ficou o curso de psicologia da UFSJ, com 570 candidatos por vaga.

O curso com maior número de inscrições foi ciência e tecnologia na Universidade Federal do ABC, que teve 16.253 inscritos. A Universidade Federal de Mato Grosso teve o maior número de candidatos --56.703 inscritos. Segundo o MEC, a universidade ofereceu 5.008 vagas distribuídas em 97 cursos.

O Estado de São Paulo teve o maior número de inscritos no Sisu --105.436.

As inscrições terminaram às 23h59 de quarta-feira (3), e, ao todo, o Sisu ofereceu 47,9 mil vagas em 974 cursos de graduação de 51 instituições públicas. O resultado da primeira etapa da seleção será divulgado nesta sexta-feira, e a matrícula para os candidatos classificados começa na próxima segunda.