Ministério da Ciência e Tecnologia | 4 de fevereiro de 2010 - 17:20

Brasil tem a única empresa especializada em semicondutores

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende, participou nesta sexta-feira (5),em Porto Alegre (RS), da inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica (Ceitec S.A.).

Trata-se de uma empresa pública, criada pelo governo federal, com o objetivo de capacitar o País para desenvolver e produzir circuitos integrados (CIs), sendo a única da América Latina comercializando semicondutores.

O Centro tem em funcionamento uma unidade fabril e um centro de pesquisa e desenvolvimento.

 Já foram criados um chip de modulação para o sistema brasileiro de TV Digital (ISDB-T), um de identificação por radiofreqüência para identificação animal voltado para a rastreabilidade bovina (Chip do Boi) e uma família de CIs em 915 MHZ para a identificação eletrônica de bagagens, automóveis e medicamentos. Também já foi desenvolvida tecnologia para o passaporte eletrônico.

O produto mais próximo da comercialização em larga escala é o Chip do Boi, apresentado ao ministro Resende, em setembro de 2008.

Os testes de campo iniciaram em novembro último na fazenda experimental Santa Rita, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Prudente de Morais (MG). O Ceitec tem capacidade de produzir cerca de 50 milhões de unidades por ano.

O Ceitec atua com tecnologia 100% nacional, desenvolvida por engenheiros da empresa, com capacidade para criar chips de alta tecnologia e inserir o Brasil entre os principais países do mundo na produção de microeletrônica avançada.

O foco  de atuação da empresa dividi-se em três segmentos de produtos e tecnologias, são elas:
RFID: identificação por radiofreqüência, como a rastreabilidade animal e veicular e etiquetas eletrônicas;

Comunicação Sem Fio, como Wifi e Wimax;

Multimídias Digitais: moduladores e demoduladores, como a TV Digital e rádio Digital.

A criação, implementação e operação do Centro é uma das linhas de ação das medidas previstas pelo governo federal, em 2004, na política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce). Em 2007, integrou-se ao Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PAC,T&I 2007-2010).