3 de fevereiro de 2010 - 15:36

Emenda monitorada por Geraldo vai viabilizar cardiologia no HU

Em reunião com direção do Hospital Universitário, deputado

assume compromisso de viabilizar aparelho de hemodinâmica

 

Parte da emenda de bancada da saúde, que ficou estipulada em R$ 29 milhões, no Orçamento Geral da União de 2010, deverá ser destinada à aquisição de equipamentos de hemodinâmica, que vão viabilizar implementar o serviço de cardiologia no Hospital Universitário (HU) de Dourados. O compromisso foi firmado essa semana, durante reunião do deputado federal Geraldo Resende (PMDB) com os diretores do HU, Wedson Desidério Fernandes, Dinaci Ranzi e Rosemal Hall.

No encontro, Geraldo Resende explicou que ficou responsável pelo monitoramento da emenda coletiva para a área de saúde e por isso pode assumir o compromisso em nome dos demais membros da bancada federal de Mato Grosso do Sul. “Vamos fazer todos os esforços para utilizar parte dessa emenda para ajudar o HU de Dourados”, explicou.

O diretor-geral do HU, Wedson Desidério Fernandes disse que a instituição irá fazer um levantamento de todos os equipamentos e elaborar os projetos que deverão ser apresentados ao governo do Estado, uma vez que a emenda foi apresentada na modalidade 40, ou seja, os recursos serão geridos pela administração estadual.

Instituto da Mulher

Outro assunto tratado na reunião foi o Instituto da Mulher e da Criança (IMC), cujos recursos estão sendo solicitados por Geraldo Resende no Ministério da Saúde. De acordo com o deputado, a liberação de R$ 13 milhões para a nova estrutura depende de uma portaria que deverá ser publicada em meados de março próximo.

Segundo o professor Wedson Desidério, enquanto os trâmites burocráticos estão sendo encaminhados pelo deputado Geraldo Resende em Brasília, o Hospital Universitário encomendou a elaboração do projeto arquitetônico e estrutural da futura instituição, que funcionará em anexo ao HU.

Para Geraldo Resende essa será mais uma conquista de valor inestimável para a saúde pública de toda a população da Grande Dourados. “Vamos ter um hospital que vai atender integralmente as mulheres e crianças em todas as suas especificidades, prestando serviços de qualidade e, além disso, propiciando oportunidade de estágio para os estudantes de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)”, salientou.