Notícias.MS | 3 de fevereiro de 2010 - 13:26

Defesa Civil auxilia 17 municípios do MS em situação de emergência

O governo do Estado, através da Defesa Civil, está auxiliando os municípios afetados com as fortes chuvas que causaram danos e em várias regiões de Mato Grosso do Sul. Segundo o coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, 17 municípios já decretaram situação de emergência e aguardam recursos federais para a recuperação de estradas, pontes e áreas urbanas destruídas.

“Independente deste recurso federal, o governo do Estado, por meio da Defesa Civil e da Agesul, já está trabalhando em conjunto com as prefeituras na recuperação de algumas estradas para restabelecer o trafego de veículos”, afirma Ociel. O coordenador da Defesa Civil lembra também que alguns municípios receberam alimentos e kits com colchões, lençóis e cobertores.

“Dos municípios com a situação de emergência decretada, quatro – Aquidauana, Coxim, Miranda e Novo Horizonte do Sul – estão no grupo com as áreas rural e urbana afetadas. Nas outras, os maiores estragos foram verificados na área rural, e estes municípios se enquadram na medida provisória editada no dia 27 de janeiro, na qual o governo federal destina recursos específicos para serem aplicados na área rural”, explica o coronel Ociel. O recurso devem ser aplicados na recuperação de estradas para evitar prejuízos no escoamento da safra agrícola.

Segundo o coronel Ociel, os municípios que se enquadraram nesta medida já estão com os documentos em Brasília para uma análise prévia para liberação do valor com um total de aproximadamente R$ 30 milhões.

Os municípios que já estão com a situação de emergência decretados são: Aquidauana, Anastácio, Anaurilândia, Batayporã, Bodoquena, Coxim, Deodápolis, Dourados, Glória de Dourados, Inocência, Ivinhema, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Miranda, Sidrolândia e Vicentina.

Cassilândia

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está auxiliando o município de Cassilândia para que também seja decretada a situação de emergência. De acordo com o coronel Ociel, dois córregos subiram na região que já tem 700 pessoas desalojadas e 70 desabrigados, conforme informações preliminares da prefeitura da cidade.

Ainda segundo dados da prefeitura, 80 casa teriam sido danificadas e outras 20 destruídas. Além disso, partes da estrada também teriam sido afetadas. A Defesa Civil deve enviar, ainda esta semana, alimentos e 70 kits com colchões, lençóis e travesseiros para os desabrigados de Cassilândia.