Notícias.MS | 3 de fevereiro de 2010 - 06:02

Jucems registra abertura de 561 novas empresas em janeiro

A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) registrou a abertura de 561 novas empresas no mês de janeiro deste ano. “O número foi muito bom, só menor que 2009, quando foram registrados 579 empresas, e 2008, que somou 634 no primeiro mês do ano”, avalia o diretor-presidente da Jucems, Wagner Bertolli. 

De acordo com Wagner, o mês de dezembro do ano passado foi mais movimentado que o mesmo período de 2008 e, por este motivo, uma pequena redução no número de empresas abertas em janeiro deste ano. “O que se faz no final do ano, não se faz no início. Os meses de janeiro e fevereiro sempre são meses mais parados”, explica.

Para o diretor-presidente da Jucems, a tendência é que a partir de março ocorra um crescimento no número de abertura de empresas. “Só depois do carnaval, que o movimento começa a voltar ao normal em todos os setores”, comenta.

No mês passado, 84 novas filiais foram constituídas, mesmo número de janeiro de 2009. “Uma filial significa que a empresa deu certo e o empresário ampliou seu negócio em Mato Grosso do Sul, abrindo mais vagas no mercado de trabalho”, ressalta Wagner.

O número de alterações de empresas em janeiro, que inclui entre outros procedimentos, mudança de endereço e aumento ou diminuição de capital, foi o maior desde 2005. No total, foram realizadas 723 alterações na Jucems.