Fátima News com Assessoria | 2 de fevereiro de 2010 - 09:25

IEL escolhe MS para sediar etapa regional do Prêmio Finep

Reunião no Edifício Casa da Indústria com o coordenador da Região Centro-Oeste do Prêmio Finep, Marco Nunes, definiu a escolha de MS

A edição deste ano da etapa Centro-Oeste do Prêmio Finep terá como sede Mato Grosso do Sul graças a uma parceria da Fiems, por meio do IEL, com a coordenação do evento. A realização no Estado foi acertada durante reunião entre o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, e o coordenador da Região Centro-Oeste do Prêmio Finep, Marco Antônio Motta Nunes.

Ainda durante a reunião no Edifício Casa da Indústria, o coordenador da Região Centro-Oeste do Prêmio Finep explicou que no ano passado o Prêmio foi realizado no Estado de Mato Grosso e no ano retrasado no Estado de Goiás. “Como estamos em um sistema de rodízio entre os Estados, nada mais justo que contemplar Mato Grosso do Sul com a realização desta edição de 2010”, explicou.

De acordo com Marco Nunes, no ano passado Mato Grosso do Sul inscreveu 18 empresas e que a expectativa para este ano é dobrar este número. “Ainda estamos na fase de definir estratégias de divulgação e de discussão do regulamento, mas nossa meta é inscrever pelo menos 60 projetos aqui no Estado”, detalhou. 

Segundo o líder de Projetos do IEL, Luís Alberto Borba Pereira, o lançamento deve ocorrer até o fim do mês de abril. “Por enquanto a data não foi definida, mas aproveitamos a reunião para falar do objetivo do Prêmio e condução dos trabalhos, como será feita a divulgação nas instituições de pesquisa e tecnologia, Universidades e empresas que investem em inovação”, disse.

Ele acredita que a realização do Prêmio Finep de Inovação no Estado vai atrair maior participação das empresas locais. No ano passado, 18 empresas sul-mato-grossenses se inscreveram para participar do Prêmio, enquanto na edição de 2008 apenas oito formalizaram interesse, inscrevendo projetos inovadores. “A classificação das empresas locais e o destaque entre os melhores projetos animam os empresários a continuar na disputa até chegar à premiação nacional”, previu.

A Nastek Indústria e Tecnologia, de Campo Grande, foi uma das empresas que trilharam esse caminho de reconhecimento e conquistas ao elaborar projetos na área de inovação, ficando em terceiro lugar na etapa Regional do Prêmio Finep na edição de 2009 e foi campeã na categoria “Inovação e Produtividade", modalidade Média e Grande Indústria, do Prêmio CNI 2009. Segundo Luis Alberto Pereira, a intenção é que as empresas participem cada vez mais e reconheçam os processos inovadores dentro do ambiente de trabalho.