MS Notícias | 29 de janeiro de 2010 - 16:44

Governo de MS quer mais empresários parceiros do Projovem

Mato Grosso do Sul superou a meta de colocação no mercado de trabalho de jovens capacitados no Projovem Trabalhador, e a proposta do governador André Puccinelli é que mais empresários tornem-se parceiros na oferta de vagas. Durante o 1º Encontro Projovem – Empresários hoje (29), na Capital, André destacou a importância dos empreendedores e garantiu empenho do governo para aperfeiçoar cada vez mais a formação de mão-de-obra. “Aquele que emprega tem um papel fundamental no desenvolvimento. Ao governo cabe estar ao lado do empresariado, porque a pessoa que tem capacitação é que vai conseguir, de fato, o emprego no mundo globalizado”, afirmou. “O governo tem procurado, desde o início, através da Secretaria e da Fundação do Trabalho, junto com as entidades comerciais e industriais, oportunizar a capacitação”.

Depois da Capital, o mesmo encontro vai ser promovido em outras nove regiões do Estado, envolvendo os 30 municípios onde o programa é executado, com um alcance de 5.500 jovens. O Projovem Trabalhador executado em Mato Grosso do Sul é uma das modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, e visa incentivar a elevação da escolaridade e promover a formação profissional de pessoas entre 18 e 29 anos.

Durante o Encontro, governo e empresários comemoraram um dos melhores resultados da parceria, a garantia de emprego para 53% dos jovens formados no programa. Esse índice está sendo obtido graças a seis Termos de Cooperação firmados com comércios e indústrias de diferentes portes, nos setores de confecção, transporte e turismo, alimentos e supermercadista. A parceria foi firmada com as empresas Madeplac, Vacaria Transportes e Guia do Marceneiro, do mesmo grupo; Seara Alimentos; TDB Têxtil; Associação Brasileira de Bares de Restaurantes (Abrasel MS); Universo Íntimo; e Supermercado Nanda, de Sidrolândia.

Empregadores e poder público apontam como razão do sucesso o fato de a iniciativa ir ao encontro de uma das maiores necessidades das empresas: trabalhador disposto a produzir, e preparado para ocupar as vagas que o mercado oferece.

“O momento, de crescimento econômico, precisa de gente qualificada. O mercado atual atende clientes exigentes, e esse programa traz o jovem pronto, ou minimamente preparado para o trabalho”, disse o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro da Silva. A entidade, que representa 2.200 associados na Capital, aponta que programas como esse ajudam a suprir a falta de recursos próprios para treinamento e ajuda na competitividade das empresas.

“O pequeno empresário não dispõe de condições para dar treinamento. E mesmo para as empresas maiores, economia na capacitação significa ter mais competitividade”. Polidoro relata que em 2009 a entidade percebeu, na prática, a dificuldade em conciliar vagas disponíveis com pessoas em busca de emprego, por falta de qualificação. “A Associação Comercial está de portas abertas, até mesmo para incentivar outros empresários a aderirem ao programa”.

O Projovem Trabalhador é desenvolvido com recursos dos governo federal e estadual e é executado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), através da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab). Para a secretária Tânia Garib, a iniciativa oferece grande vantagem para os empresários, porque promove formação de qualidade e coloca trabalhadores preparados no mercado. Durante o 1º Encontro Projovem – Empresas, Tânia fez um chamado para que mais empresas façam a adesão e aproveitem essa mão-de-obra. “Os empresários estão recebendo profissionais qualificados, a custo praticamente zero”, ressaltou.

Para o diretor-secretário da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, José Francisco Veloso Ribeiro, a ação conjugada entre governo e entidades do setor produtivo está acontecendo de forma inédita. Brincando com uma frase constante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Veloso disse que “nunca antes neste Estado, nós tivemos um trabalho feito de forma tão organizada e com vários parceiros, focados no objetivo de crescimento do nosso Estado".

Participaram também da cerimônia o vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque; a superintendente regional do Ministério do Trabalho, Lucineide de Souza; a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Ricardo Kuninari; o superintendente do Sebrae, Cláudio George Mendonça; e representantes de municípios do interior do Estado.