12 de julho de 2004 - 08:49

25% dos internautas já baixaram filmes piratas

Um em cada quatro internautas já baixou filmes ilegalmente e o problema deve piorar, disse a MPAA, entidade que representa os estúdios cinematográficos dos Estados Unidos e patrocinou um estudo sobre a pirataria.

Para a pesquisa, a MPAA entrevistou 3.600 internautas de todo o mundo que regularmente vão ao cinema. Vinte e cinco por cento desses usuários admitiu ter baixado um filme pirata da rede mundial de computadores.

De acordo com o estudo, a pirataria de filmes pela web é alta na Coréia do Sul, onde o acesso à internet em banda larga é comum. Naquele país, seis entre dez usuários afirmaram ter copiado um filme por meio da rede mundial de computadores.

O que mais preocupa os estúdios de Hollywood, porém, é que a maioria das pessoas que baixaram filmes disseram que reduziram as idas ao cinema e estão comprando menos DVDs, disse o site da "BBC" (news.bbc.co.uk).

Banda larga

O estudo diz ainda que a pirataria de filmes pela internet deve aumentar à medida que mais pessoas passam a usar conexões de banda larga. Segundo a MPAA, os internautas baixarão mais filmes se eles puderem conseguir os vídeos mais rapidamente.

"A barreira de tempo deve ser quebrada à medida que as conexões em alta velocidade aumentam e tecnologias de compressão reduzem o tamanho dos arquivos e, conseqüentemente, o tempo que os vídeos levam para chegar aos computadores", afirma o estudo da MPAA.

O número mundial de assinantes de conexões em alta velocidade com a internet deve crescer 225% e chegar a 325 milhões em 2008, indica um estudo do Yankee Group. No fim do ano passado, havia 100 milhões de assinantes de internet de banda larga.

Atitude

Para combater a pirataria, a MPAA lançou uma campanha global para fixar a mensagem de que o download de filmes pela web é crime. A tarefa, entretanto, promete ser difícil.

Um quinto dos entrevistados disse que não se sente culpado em obter cópias de filmes antes mesmo de eles estrearem nos cinemas. A maioria disse também que não há problemas em baixar os filmes uma vez que eles já estão disponíveis em DVD.

 

Folha Online