Dourados Agora | 29 de janeiro de 2010 - 07:00 BLITZ

Blitz Eletrônica flagra 1.585 carros em Dourados

Neste mês de janeiro de 2010, a Blitz Eletrônica, realizada através do veículo Via PK, já flagrou 1.585 veículos em Dourados. Destes , 328 estavam com algum tipo de irregularidade. Este ano já foram realizadas três blitze. A previsão é que antes de encerrar o mês seja realizada mais uma.
A última blitz aconteceu na Avenida Marcelino Pires, no dia 25, das 15h às 17h, onde 912 veículos foram monitorados, sendo que 310 apresentaram problemas.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para Dourados foi disponibilizado um veículo Via PK para fazer a fiscalização no município e cidades vizinhas. O mesmo acontece nas cidades de Ponta Porã, Campo Grande e Três Lagoas, que receberam os veículos e que também são deslocados para as cidades próximas.
Além de checar a documentação do veículo, as blitze servem para monitor a velocidade na via. Em muitos casos, esse tipo de trabalho ainda serve para detectar carros roubados. No ano passado, durante a fiscalização, foi possível recuperar dois veículos roubados em Dourados. Em todo Estado foram 16. 
Desde junho de 2009, o Detran vem monitorando o trânsito nas principais cidades do Estado, através das Blitze Eletrônicas. Em Dourados foram monitorados 35.165 veículos, sendo que 7% apresentaram irregularidades.
Em todo o Estado, 151.984 veículos foram monitorados e 11.365 (10%) apresentaram alguma irregularidade, como Imposto  sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou Licenciamento atrasados. Em Campo Grande , foram 69.020 veículos monitorados e 7.187 apresentaram irregularidades. A maioria, 3.797 estavam com IPVA atrasado.
“O objetivo central nós alcançamos. Nas vias onde há blitz, a velocidade é controlada e os veículos não cometem infrações”, explica o diretor-presidente do Detran, Carlos Henrique dos Santos Pereira. A previsão é que este ano um quinto de veículo Via PK chegue ao Estado para monitorar a região de Corumbá.
"Os veículos fixos nessas quatro cidades não impedem que o Detran realize blitz em outras regiões do Estado. Nós queremos monitorar todas as cidades e assim reduzir o número de infrações de trânsito em nosso Estado ”, afirma Carlos Henrique.
Viatura de Monitoramento Eletrônico, (Via PK) é  equipado com equipamentos e sistemas especiais que permitem detectar veículos em alta velocidade, condutores inadimplentes ou com problemas de documentação, fiscalizar níveis de alcoolemia, identificar veículos roubados, entre outras irregularidades.