Agora MS | 27 de janeiro de 2010 - 15:24

MS tem 900 mil hectares ociosos que poderiam ser voltados ao biodiesel

Com uma logística privilegiada pelo posicionamento estratégico em relação aos grandes centros consumidores, Mato Grosso do Sul poderia aproveitar pelo menos 900 mil hectares que ficam ociosos após a colheita da soja para plantar variedades usadas na produção de biodiesel.

O assunto será abordado pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação MS, Renato Roscoe, durante o Showtec, em Maracaju. A estação do Giro Tecnológico que tratará do assunto será na tarde do dia 2 de fevereiro.

Renato explica que hoje Mato Grosso do Sul produz apenas 1% do biodiesel do País, apesar do imenso potencial para produção de oleaginosas. “A grosso modo o Mato Grosso produz 25% do biodiesel do País e nossas condições logísticas para escoar aos grandes centros consumidores, no Sudeste, são bem melhores”, compara.

Roscoe ressalta que hoje a área usada para plantio da soja é de aproximadamente 1,7 milhão de hectares e que as culturas de inverno, incluindo milho safrinha, ocupam apenas 800 mil hectares o que significa que 900 mil hectares ficam ociosos boa parte do ano quando poderiam estar recebendo culturas alternativas, como o crambe, matéria-prima para a produção de biodiesel.

“É uma alternativa perfeitamente adaptada à região e a Fundação MS tem a primeira variedade registrada, a FMS Brilhante”, destaca Roscoe. Há 14 anos o crambe é pesquisado pela Fundação MS e se mostrou uma opção bastante vantajosa, com baixo custo para plantio e alta tolerância ao estresse hídrico (falta de água no solo).

Showtec 2010 – Ao longo do Showtec 2010 vários Giros Tecnológicos serão desenvolvidos, abordando de forma dinâmica assuntos relacionados aos principais aspectos do sistema produtivo.

O Showtec será realizado pela Fundação MS de 2 a 4 de fevereiro, em Maracaju. O evento tem promoção do Governo do Estado, Seprotur, Federação da Agricultura e Pecuária de MS - FAMASUL, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB/MS, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA/MS, Sebrae, Sicredi, Banco do Brasil, Prefeitura de Maracaju e Aprosoja. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site da Fundação (www.fundacaoms.com.br) ou pelo telefone (67) 3454-2631.