Agência Brasil | 27 de janeiro de 2010 - 14:42

Mais 110 milhões passaram a ter empregos vulneráveis

Estudo divulgado ontem (26) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que mais de 1,5 bilhão de trabalhadores possuem empregos vulneráveis em todo o mundo. O índice equivale a mais da metade (50,6%) do total da força de trabalho global.

De acordo com o relatório anual Tendências Mundiais do Emprego, apenas em 2009, o número de trabalhadores com emprego vulnerável aumentou em cerca de 110 milhões de pessoas, quando comparado ao ano anterior.

Outro alerta é que 633 milhões de trabalhadores e suas famílias viviam com menos de US$ 1,25 por dia em 2008 e, um ano depois, mais 215 milhões estavam em risco de cair na pobreza.

Conclusões importantes do estudo apontam, ainda, que a taxa de desemprego mundial subiu 6,6% em 2009 – um aumento de 0,9% em relação à 2007, enquanto a taxa de desemprego juvenil chegou a 13,4% no mesmo ano.

De acordo com a OIT, cálculos preliminares do crescimento da produtividade laboral – medida em termos de rendimento por trabalhador – indicam que os níveis de produtividade diminuíram em todas as regiões, com exceção da Ásia Oriental, da Ásia Meridional e do Norte da África.

Como resultado da queda da renda por trabalhador, as condições de trabalho estão se deteriorando, sobretudo em regiões nas quais a produtividade laboral já era baixa antes da crise econômica, como na África Subsaariana.

A orientação do relatório trata da necessidade urgente de estabelecer uma ampla cobertura de esquemas básicos de proteção social como alternativa para proteger os mais pobres dos efeitos considerados “devastadores” da crise econômica.